domingo, 22 de novembro de 2009

Amazônia

Até onde a Amazônia pode resistir?
Do descobrimento até o final da década de 70, apenas 4% de toda Amazônia havia sido devastado. Isso corresponde a arrancar menos que um gomo de laranja. Nos últimos vinte anos, já se foram mais dois gomos. Hoje, a área desmatada da floresta equivale a de um país como a França.
E se nada for feito para parar a destruição, em vinte anos poderão restar somente 28% da mata virgem, ou nada, de acordo com hipóteses mais pessimistas...
É triste ver que isso pode acontecer num lugar que abriga quinze vezes mais espécies de peixes que todos os rios europeus, guarda 20% da água potável do mundo e tem a maior linhagem de aves, primatas, roedores, jacarés, sapos, insetos e lagartos da terra. E pior: no meio dessa biodiversidade, o governo planeja pavimentar ou constituir 8.000 quilômetros de estradas e tantas outras coisas que só fazem destruir nossa floresta! Sem falar no desmatamento ilegal....
Precisamos fazer algo para mudar essa situação! Acredito que juntos podemos salvar a Amazônia!
Mas é preciso querer e agir junto com nossos políticos que pensam em preservar a Amazônia como nós...


Walquiria - 9ºano/902 - CEJF

2 comentários:

Unknown disse...

A Amazônia é uma grande riqueza, que não está sendo preservada como deveria.Concordo com você, precisamos mudar essa situação. Parabéns pelo seu texto!!!!

Unknown disse...

Realmente o seu texto diz tudo. O ser humano não consegue preservar nem mesmo as coisas que necessitará para seu futuro ou os de seus descendentes. Lindo texto! Tomara que os que acessarem sejam tocados por suas palavras. Show!!!!!