domingo, 27 de setembro de 2009

Discriminação e o Preconceito

Já se sentiu humilhado por sofrer discriminação, normalmente, com base em preconceito? Pode ter sido por causa da religião, cor de pele, classe social ou até mesmo por causa da idade.
As pessoas que são vítimas de preconceito convivem com o medo de ser ainda mais hostilizadas e, talvez, fiquem até muito aflitas quando entram numa loja, cruzam com um grupo de pessoas, mudam de escola ou vão a uma reunião social.
Além disso, pode ser que as vítimas de preconceito e discriminação recebam atendimento médico e educação de baixa qualidade, tenham poucos privilégios sociais, direitos legais e achem difícil arranjar emprego.
Apesar de haver várias lutas contra isso, o preconceito e a discriminação ainda afligem a humanidade e essa triste realidade é um reflexo não só dos nossos tempos mais também da imperfeição do ser humano.
O preconceito leva as pessoas a distorcerem as coisas, entenderem errado e até desconsiderarem fatos que contrariam suas opiniões preconcebidas. Esse sentimento negativo se origina em valores familiares aparentemente inocentes, mas mal direcionados e se espalham sobre outras raças e culturas.

Roseane – 9º ano/turma 902 - CEJF

domingo, 20 de setembro de 2009

O que se passa na cabeça dos nossos pais quando os filhos querem ir para algum lugar?

Nós, filhos, às vezes achamos as nossas mães muito chatas. E por que isso?Acho que posso responder essa questão.
Quando você quer ir em algum lugar e sua mãe não deixa, mas você fica insistindo pra ela deixar e, ainda assim, ela fala não, você fica com raiva não fala mais nada...Mas, no fundo, fica com o coração na mão de tão machucado, sentindo um friozinho na barriga, sem saber se é de raiva ou tristeza só de pensar que as nossas mães não confiam em nós..
Pode até ser que elas tenham confiança, mas o medo de que aconteça alguma coisa fala mais alto. Mas como eu sempre falo: Só acontecem as coisas com a gente quando Deus quer, fora isso, creio que só quando somos realmente inconsequentes, que não é o meu caso.
Eu sei que nossas mães só querem nos proteger como os animais protegem seus filhotes, pois é o instinto materno delas. Realmente, elas sempre estão querendo saber com quem vamos e como vamos voltar, que horas vamos sair e a que horas vamos voltar.
Na minha opinião, isso é um porre! Mas, infelizmente, temos que conviver com isso, mas pior é quando ela fica comparando você com os filhos da vizinha ou de uma amiga.
Sabe de uma coisa? As vezes somos meio rudes com os nossos pais, mas eles também são!
Mas você sabe o porquê disso tudo? Porque eles só querem o nosso bem.

Ana Caroline – 9º ano/turma 902 - CEJF

domingo, 13 de setembro de 2009

Drogas

Em uma cidade em São Paulo, todos os dias em um lugar chamado Cracolândia, reúnem-se crianças, adolescentes e adultos que, talvez por algum problema familiar ou por outro qualquer entraram no mundo das drogas. Essas pessoas só saem se quiserem e se tiverem ajuda de alguém, pois sozinho é muito difícil. O crack é uma droga muito forte que acaba com a vida das pessoas muito rapidamente. As autoridades já tentaram acabar com o uso de crack nesse lugar levando essas pessoas para abrigo, pois elas precisam de uma casa de reabilitação que ofereça cuidados médicos para que eles consigam se livrar do vicio, coisa que não e fácil. Por isso, todos os que tiverem acesso a esse texto lembre-se você não consome as drogas as drogas é que consomem você.

Josiele – 9º ano/turma 902 - CEJF

Drogas não