domingo, 29 de novembro de 2009

Alunos e professores

Os alunos só sabem reclamar o tempo todo, reclamam quando o professor é legal e quando não é, reclamam também. Na verdade, os jovens não estão satisfeitos com nada e reclamar já virou mania. Alunos que não reclamam são “puxa saco” do professor e são alvo de piadas de todos.
Nós alunos devemos parar e pensar que nossas reclamações não nos darão diploma e não nos farão chegar a lugar nenhum. Temos que aproveitar cada minuto no colégio porque o conhecimento é muito importante para nos garantir um futuro melhor.
Aos professores devemos agradecer a cada momento pela paciência, dedicação e carinho. Não devemos criticar sua profissão porque dependemos dela para termos a nossa futuramente.
Se não fossem os professores o que seria da gente? Quem iria ensinar tantas coisas boas?
Devemos então só prestar atenção na aula e parar com as brincadeiras bobas, porque existe hora de brincar e hora de levar a vida mais a sério, devemos só aprender a conciliar nosso tempo e teremos tempo para tudo.
Os professores na verdade são os nossos mestres e grandes amigos que nos ensinam a seguir em frente, a acreditar em nossos sonhos, que tendo boa vontade, poderemos alcançar nossos objetivos. Obrigada por tudo!

Mayse - 1ºano/1002 - CEJF

domingo, 22 de novembro de 2009

Amazônia

Até onde a Amazônia pode resistir?
Do descobrimento até o final da década de 70, apenas 4% de toda Amazônia havia sido devastado. Isso corresponde a arrancar menos que um gomo de laranja. Nos últimos vinte anos, já se foram mais dois gomos. Hoje, a área desmatada da floresta equivale a de um país como a França.
E se nada for feito para parar a destruição, em vinte anos poderão restar somente 28% da mata virgem, ou nada, de acordo com hipóteses mais pessimistas...
É triste ver que isso pode acontecer num lugar que abriga quinze vezes mais espécies de peixes que todos os rios europeus, guarda 20% da água potável do mundo e tem a maior linhagem de aves, primatas, roedores, jacarés, sapos, insetos e lagartos da terra. E pior: no meio dessa biodiversidade, o governo planeja pavimentar ou constituir 8.000 quilômetros de estradas e tantas outras coisas que só fazem destruir nossa floresta! Sem falar no desmatamento ilegal....
Precisamos fazer algo para mudar essa situação! Acredito que juntos podemos salvar a Amazônia!
Mas é preciso querer e agir junto com nossos políticos que pensam em preservar a Amazônia como nós...


Walquiria - 9ºano/902 - CEJF

domingo, 15 de novembro de 2009

O porquê...

Qual é o porquê de tantos adolescentes entrarem para o mundo do crime? Vejo em algumas favelas do Rio de Janeiro muitas crianças menores de idade, algumas com menos de 10 anos com fuzis, pistolas, granadas e outros tipos de armamentos nas mãos.. E por que isso acontece? Onde estão os pais dessas crianças e as autoridades que falam tanto em educação, mas não fazem nada para mudar essa realidade?
Perguntei a um adolescente o motivo de estar ali e ele me respondeu que aos 12 anos saiu de casa, pois seu pai era alcoólatra, batia todos os dias nele e na mãe. Além disso, tinha parado de estudar. “Criança nesse país não arruma emprego digno que dê para viver e ser sustentado, ainda mais sendo menor. Então fui catar papelão perto de uma comunidade longe de onde eu morava e fui convidado a embolar drogas e ser aviãozinho na favela. Cada vez que eu levava ou trazia drogas a algum lugar, eu ganhava 500,00 reais, fora o dinheiro recebido pela embolação que não era pouco por ser um cargo muito perigoso dentro da favela. E quando a polícia não é paga, invade a favela e é uma guerra de sangue. A polícia não quer saber quem é morador nem que é bandido. Eles chegam atirando, às vezes quando acontece de algum morador morrer e os parentes dizem que os tiros partiram das armas dos policiais, eles dizem que não, negam até a morte” disse esse adolescente.

Até hoje ele não conseguiu sair e diz que quem entra não sai vivo de lá. Quanto mais você sabe, pior é sua situação.
Então o melhor é se afastar de más influências. “Já sofri muito e sofro até hoje, mas prefiro sofrer a morrer”, finaliza.


Talita - 9ºano/902 - CEJF

domingo, 8 de novembro de 2009

Os Obstáculos da Vida

Quando você nasce, seu destino está traçado. A vida, às vezes, é difícil e tem muitos obstáculos. Se você já nasce rico, tenta melhorar, mas quando nasce pobre, só lhe resta batalhar. A vida, muitas vezes, é injusta. As coisas podem não dar certo, mas a pessoa que é guerreira conquista muito sucesso. Isso depende dos estudos, da maneira de viver, pois a vida é uma escola e há muito o que aprender.
Nunca desista! Tente uma, duas, três vezes. Tente quatro vezes se for preciso e, se não der, tente outra vez. Um dia você consegue construir sua vida e a trilha que pisou, nunca será esquecida. Com os erros, você aprende e o que você planta, colhe. Na vida, nada é fácil, só as coisas erradas que são fáceis.
Seguindo a trilha certa, você até pode sofrer mais um pouco, mas, no futuro é bem melhor, você recebe tudo em dobro. Mas se você optar seguir o lado errado, nem amigos você vai ter, seu futuro será complicado.
A escola em que eu estudo sofre muito preconceito, mas eu não me importo para o que os outros falam. O importante é que eu aprendo direito, quero crescer na vida e ser uma pessoa melhor. Há pessoas quem nem tem estudo, isso sim é ruim. Se até para quem estuda a vida é muito difícil, imagina para quem não sabe ler? Crescer na vida é praticamente impossível!
Eu espero que o Brasil consiga crescer para que todo mundo estude e também aprenda a ler, tornando assim, um mundo melhor para todos!

Wesley - 1ºano/1002 - CEJF

domingo, 1 de novembro de 2009

As setes maravilhas do mundo

Sabemos que as maravilhas do mundo são muitas, por isso falaremos de algumas.
Muitas pessoas visitam esses lugares. Um deles é o templo de Artemis, um lugar belo e famoso, muito falado no mundo.
Muitos anos antes de Cristo, foram construídas ruínas. Quem reinava era o rei faraó e que foi construindo vilas, cidades, dando origem a Jerusalém, na Jordânia.
Muitos profetas eram religiosos e seguiam seus deuses fazendo pregações em diversas igrejas. Eles e seus seguidores construíam estátuas, como a de Zeus, no colosso de rodes.
O tempo foi passando e muitas cidades foram se formando e construindo suas maravilhas, como por exemplo, a grande muralha da China, as ruínas de Petra, o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, Machu Picchu, no Peru, as pirâmides de Chichén Itzá e Yucatán, no México, o Coliseu, em Roma e o Taj-mahal, na Índia.
Imaginem como seria maravilhoso conhecer uma dessas maravilhas... ou todas!


Ezequiel – 9º ano/902 - CEJF