domingo, 15 de novembro de 2009

O porquê...

Qual é o porquê de tantos adolescentes entrarem para o mundo do crime? Vejo em algumas favelas do Rio de Janeiro muitas crianças menores de idade, algumas com menos de 10 anos com fuzis, pistolas, granadas e outros tipos de armamentos nas mãos.. E por que isso acontece? Onde estão os pais dessas crianças e as autoridades que falam tanto em educação, mas não fazem nada para mudar essa realidade?
Perguntei a um adolescente o motivo de estar ali e ele me respondeu que aos 12 anos saiu de casa, pois seu pai era alcoólatra, batia todos os dias nele e na mãe. Além disso, tinha parado de estudar. “Criança nesse país não arruma emprego digno que dê para viver e ser sustentado, ainda mais sendo menor. Então fui catar papelão perto de uma comunidade longe de onde eu morava e fui convidado a embolar drogas e ser aviãozinho na favela. Cada vez que eu levava ou trazia drogas a algum lugar, eu ganhava 500,00 reais, fora o dinheiro recebido pela embolação que não era pouco por ser um cargo muito perigoso dentro da favela. E quando a polícia não é paga, invade a favela e é uma guerra de sangue. A polícia não quer saber quem é morador nem que é bandido. Eles chegam atirando, às vezes quando acontece de algum morador morrer e os parentes dizem que os tiros partiram das armas dos policiais, eles dizem que não, negam até a morte” disse esse adolescente.

Até hoje ele não conseguiu sair e diz que quem entra não sai vivo de lá. Quanto mais você sabe, pior é sua situação.
Então o melhor é se afastar de más influências. “Já sofri muito e sofro até hoje, mas prefiro sofrer a morrer”, finaliza.


Talita - 9ºano/902 - CEJF

5 comentários:

Unknown disse...

Talita, seu texto é comovente..realmente esa realidade que os nossos jovens e algumas crianças têm vivido é de entristecer o coração.
Eu penso que a vida é tão preciosa..
Se o jovem descobrisse o potencial que existe dentro dele, jamais se envolveria na marginalidade.

Unknown disse...

e um belo texto
parabens

Unknown disse...

Seu texto fala sobre a realidade da vida da maioria dos jovens.Que pena que o mundo está caminhado por esse caminho,tendo tanta coisa boa para se aprende,mais temos que pensa que tudo tem jeito, basta a gente te fé e tenda de alguma forma ajuda.MeuS PARABÉNS AMEI O TEXTO!

Unknown disse...

É, Talita,essa é uma triste realidade do nosso país.Vamos torcer, lutar, fazer nossa parte e não perder a esperança de que um dia tudo isso mude.

Unknown disse...

Talita, é triste constatarmos que a violência já está entre as maiores causas de mortes de adolescentes, principalmente quando envolvidos no mundo das drogas. Seu texto merece ser lido e repensado por todos que estão aí tentando sair desse buraco.Deus te ilumine para que continue fabricando textos que provoquem uma reação nessa população marginalizada. Beijos!!!