domingo, 29 de novembro de 2009

Alunos e professores

Os alunos só sabem reclamar o tempo todo, reclamam quando o professor é legal e quando não é, reclamam também. Na verdade, os jovens não estão satisfeitos com nada e reclamar já virou mania. Alunos que não reclamam são “puxa saco” do professor e são alvo de piadas de todos.
Nós alunos devemos parar e pensar que nossas reclamações não nos darão diploma e não nos farão chegar a lugar nenhum. Temos que aproveitar cada minuto no colégio porque o conhecimento é muito importante para nos garantir um futuro melhor.
Aos professores devemos agradecer a cada momento pela paciência, dedicação e carinho. Não devemos criticar sua profissão porque dependemos dela para termos a nossa futuramente.
Se não fossem os professores o que seria da gente? Quem iria ensinar tantas coisas boas?
Devemos então só prestar atenção na aula e parar com as brincadeiras bobas, porque existe hora de brincar e hora de levar a vida mais a sério, devemos só aprender a conciliar nosso tempo e teremos tempo para tudo.
Os professores na verdade são os nossos mestres e grandes amigos que nos ensinam a seguir em frente, a acreditar em nossos sonhos, que tendo boa vontade, poderemos alcançar nossos objetivos. Obrigada por tudo!

Mayse - 1ºano/1002 - CEJF

domingo, 22 de novembro de 2009

Amazônia

Até onde a Amazônia pode resistir?
Do descobrimento até o final da década de 70, apenas 4% de toda Amazônia havia sido devastado. Isso corresponde a arrancar menos que um gomo de laranja. Nos últimos vinte anos, já se foram mais dois gomos. Hoje, a área desmatada da floresta equivale a de um país como a França.
E se nada for feito para parar a destruição, em vinte anos poderão restar somente 28% da mata virgem, ou nada, de acordo com hipóteses mais pessimistas...
É triste ver que isso pode acontecer num lugar que abriga quinze vezes mais espécies de peixes que todos os rios europeus, guarda 20% da água potável do mundo e tem a maior linhagem de aves, primatas, roedores, jacarés, sapos, insetos e lagartos da terra. E pior: no meio dessa biodiversidade, o governo planeja pavimentar ou constituir 8.000 quilômetros de estradas e tantas outras coisas que só fazem destruir nossa floresta! Sem falar no desmatamento ilegal....
Precisamos fazer algo para mudar essa situação! Acredito que juntos podemos salvar a Amazônia!
Mas é preciso querer e agir junto com nossos políticos que pensam em preservar a Amazônia como nós...


Walquiria - 9ºano/902 - CEJF

domingo, 15 de novembro de 2009

O porquê...

Qual é o porquê de tantos adolescentes entrarem para o mundo do crime? Vejo em algumas favelas do Rio de Janeiro muitas crianças menores de idade, algumas com menos de 10 anos com fuzis, pistolas, granadas e outros tipos de armamentos nas mãos.. E por que isso acontece? Onde estão os pais dessas crianças e as autoridades que falam tanto em educação, mas não fazem nada para mudar essa realidade?
Perguntei a um adolescente o motivo de estar ali e ele me respondeu que aos 12 anos saiu de casa, pois seu pai era alcoólatra, batia todos os dias nele e na mãe. Além disso, tinha parado de estudar. “Criança nesse país não arruma emprego digno que dê para viver e ser sustentado, ainda mais sendo menor. Então fui catar papelão perto de uma comunidade longe de onde eu morava e fui convidado a embolar drogas e ser aviãozinho na favela. Cada vez que eu levava ou trazia drogas a algum lugar, eu ganhava 500,00 reais, fora o dinheiro recebido pela embolação que não era pouco por ser um cargo muito perigoso dentro da favela. E quando a polícia não é paga, invade a favela e é uma guerra de sangue. A polícia não quer saber quem é morador nem que é bandido. Eles chegam atirando, às vezes quando acontece de algum morador morrer e os parentes dizem que os tiros partiram das armas dos policiais, eles dizem que não, negam até a morte” disse esse adolescente.

Até hoje ele não conseguiu sair e diz que quem entra não sai vivo de lá. Quanto mais você sabe, pior é sua situação.
Então o melhor é se afastar de más influências. “Já sofri muito e sofro até hoje, mas prefiro sofrer a morrer”, finaliza.


Talita - 9ºano/902 - CEJF

domingo, 8 de novembro de 2009

Os Obstáculos da Vida

Quando você nasce, seu destino está traçado. A vida, às vezes, é difícil e tem muitos obstáculos. Se você já nasce rico, tenta melhorar, mas quando nasce pobre, só lhe resta batalhar. A vida, muitas vezes, é injusta. As coisas podem não dar certo, mas a pessoa que é guerreira conquista muito sucesso. Isso depende dos estudos, da maneira de viver, pois a vida é uma escola e há muito o que aprender.
Nunca desista! Tente uma, duas, três vezes. Tente quatro vezes se for preciso e, se não der, tente outra vez. Um dia você consegue construir sua vida e a trilha que pisou, nunca será esquecida. Com os erros, você aprende e o que você planta, colhe. Na vida, nada é fácil, só as coisas erradas que são fáceis.
Seguindo a trilha certa, você até pode sofrer mais um pouco, mas, no futuro é bem melhor, você recebe tudo em dobro. Mas se você optar seguir o lado errado, nem amigos você vai ter, seu futuro será complicado.
A escola em que eu estudo sofre muito preconceito, mas eu não me importo para o que os outros falam. O importante é que eu aprendo direito, quero crescer na vida e ser uma pessoa melhor. Há pessoas quem nem tem estudo, isso sim é ruim. Se até para quem estuda a vida é muito difícil, imagina para quem não sabe ler? Crescer na vida é praticamente impossível!
Eu espero que o Brasil consiga crescer para que todo mundo estude e também aprenda a ler, tornando assim, um mundo melhor para todos!

Wesley - 1ºano/1002 - CEJF

domingo, 1 de novembro de 2009

As setes maravilhas do mundo

Sabemos que as maravilhas do mundo são muitas, por isso falaremos de algumas.
Muitas pessoas visitam esses lugares. Um deles é o templo de Artemis, um lugar belo e famoso, muito falado no mundo.
Muitos anos antes de Cristo, foram construídas ruínas. Quem reinava era o rei faraó e que foi construindo vilas, cidades, dando origem a Jerusalém, na Jordânia.
Muitos profetas eram religiosos e seguiam seus deuses fazendo pregações em diversas igrejas. Eles e seus seguidores construíam estátuas, como a de Zeus, no colosso de rodes.
O tempo foi passando e muitas cidades foram se formando e construindo suas maravilhas, como por exemplo, a grande muralha da China, as ruínas de Petra, o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, Machu Picchu, no Peru, as pirâmides de Chichén Itzá e Yucatán, no México, o Coliseu, em Roma e o Taj-mahal, na Índia.
Imaginem como seria maravilhoso conhecer uma dessas maravilhas... ou todas!


Ezequiel – 9º ano/902 - CEJF


domingo, 25 de outubro de 2009

Gripe Suína

A gripe suína é uma doença de transmissão pelas vias respiratórias, causada pelo vírus da influenza.
Você sabe como ela é transmitida? Bem, aqui vão alguns exemplos:
1) Contato íntimo: através de aperto de mão e beijo;
2) Dividir alimentos com pessoas que estão infectadas;
3) Contato direto por meio de tosse, espirro e saliva.
Para você se prevenir da nova gripe, é necessário que você: Evite colocar as mãos na boca, nariz ou olhos; não compartilhe toalhas, copos, talheres e objetos de uso pessoal; cubra a boca quando tossir ou espirrar, mesmo que seja com a dobra do cotovelo, se não tiver lenço de papel; lave as mãos com frequência, principalmente depois de tossir ou espirrar.
Os principais sintomas da nova gripe são: febre, tosse ou dor de garganta, com ou sem dores de cabeça e no corpo.
Você deve ir a uma unidade de saúde quando, além de apresentar esses sintomas, também estiver em algum dos seguintes grupos: crianças menores de dois anos; febre que não melhora após 4 dias;
obesos.
Crianças com doenças pré-existentes como asma, diabete, doença do coração e crianças que usem de forma contínua medicamentos imunossupressores (quimioterápicos, corticóides, etc.) e principalmente se apresentar: falta de ar, vômitos incontroláveis, respiração acelerada, parar de urinar, vertigem, confusão mental, convulsão, sonolência, recusa alimentar e prostração.
Fique atento! Se você apresentar febre acompanhada de tosse, dor de garganta ou outros sintomas de gripe, não vá para o colégio e sempre lave bem as mãos e passe álcool-gel.
Em caso de suspeita de gripe suína,ligue para o disque-gripe, pelo telefone 08002810100.

Tatiana – 9º ano/902 - CEJF

domingo, 18 de outubro de 2009

Gravidez na adolescência

Primeiro, o ato de abortar ou não é muito discutível. Qual o porquê de se realizar o aborto? Hoje em dia, o aborto é realizado apenas em casos específicos, como estupro seguido de gravidez, ou quando a gravidez arrisca a vida da mãe. Somente nesses casos, o aborto é legalizado e realizado. Mas, atualmente, o número de mulheres que realizam aborto é muito grande, principalmente em adolescentes que, por falta de orientação, ou simplesmente por falta de responsabilidade, engravidam e, por medo de perder a juventude devido a gravidez indesejada, abortam como se isso fosse a coisa mais normal do mundo.
Por favor, estamos falando de uma vida que está sendo gerada! Se não quer engravidar, então se previna! Existem métodos de prevenção, não faltam preservativos, pílula anticoncepcional, DIU, adesivos, injeção e etc..
O que falta na realidade é um total desrespeito com si mesmo. Nos mulheres temos que descobrir formas para podermos administrar tudo isso da melhor maneira possível.
Quer transar? Transe! Mas se previna não só contra a gravidez, mas contra também as DSTs!


Ruth Helena – 9º ano/902 - CEJF

domingo, 11 de outubro de 2009

O que é viver?

Para construirmos o que queremos em nossas vidas, primeiramente temos que ter uma meta um objetivo e se o seu é construir uma vida melhor, você tem que buscar dar o seu melhor para que o resultado seja satisfatório, isso inclui ser uma pessoa amável de bem com a vida, estar sempre disposto a ajudar sem nenhum interesse, apenas pelo prazer de ser útil.
Nossa vida é movimentada por varias coisas no nosso dia a dia, como por exemplo, família, amigos, trabalho, escola, temos que saber conciliar tudo isso para que nossa vida não pare.
Então, já que temos tantas coisas boas, porque não as administrar de uma forma em que possamos ser mais felizes?
A todo o momento estamos construindo algo em nossas vidas, uma amizade nova, um sonho, uma casa e até mesmo uma família, devemos pensar sempre nisso, se é para construir uma vida que esta sendo feita para nós mesmos, faça sempre o melhor para ser feliz.
Devemos sempre lembrar também que é muito importante dar limites, pois não podemos respeitar os outros se não conhecemos nossos próprios limites, saber também que os direitos são iguais para todos, que não devemos passar por cima de ninguém para obtermos o que queremos que o direitos de uma pessoas acaba quando começa o do outro.
Sendo assim, devemos descobrir os valores das pessoas dentro delas e não pelos outros se acreditarmos em alguma coisa é porque deve valer a pena, isso sem dúvida ajudaria a ter uma vida melhor e sempre respeitando o próximo.

Mayse Fernanda – 1º ano/1002 - CEJF

domingo, 4 de outubro de 2009

Santos Dumont

Alberto Santos Dumont, filho de Henrique Dumont de ascendência francesa, nasceu no dia 20 de junho de 1873 no sitio Cabangu, no local que viveria a ser o município de Palmeiras (hoje rebatizado em honra a ele ), na época, um distrito de Barbacena, em Minas Gerais ..
Com Alberto ainda pequeno a família se mudou pra Valença e passou a se dedicar ao café. Em seguida se pai comprou uma fazenda no interior de São Paulo. Ali o seu pai logo percebeu o fascínio do filho pelas máquinas da fazenda e direcionou o rapaz ao estudo da mecânica a física, a química e a literatura. Alberto, aos 18 anos, foi para a França completar os estudos e perseguir seu sonho de voar.
Com a morte de seu pai, um ano depois, Santos Dumont sofreu um grande abalo emocional, mas continuou os estudos – logo fez seu primeiro vôo de balão alugado. Seu primeiro voo já em 1898 foi realizado em um balão com propulsão própria no dia seguinte voai com dirigíveis. O número 2 e número 3 sucesso de Santos Dumont foi tão grande q chamou a atenção Hely Dusch, um milionário, que, no dia 14 de março de 1900, ofereceu um prêmio de 100 mil de quem partisse de Saint-Cloud, contornasse a Torre Eiffel e retornasse ao ponto de partida em 30 minutos.
Em 1907, cruzou a linha de chegada com número 6, mas ouve uma polemica Graças a um atraso de 29 segundos. Santos Dumont morreu no dia 23 de junho de 1932.

Isaias – 9º ano/turma 902 - CEJF


domingo, 27 de setembro de 2009

Discriminação e o Preconceito

Já se sentiu humilhado por sofrer discriminação, normalmente, com base em preconceito? Pode ter sido por causa da religião, cor de pele, classe social ou até mesmo por causa da idade.
As pessoas que são vítimas de preconceito convivem com o medo de ser ainda mais hostilizadas e, talvez, fiquem até muito aflitas quando entram numa loja, cruzam com um grupo de pessoas, mudam de escola ou vão a uma reunião social.
Além disso, pode ser que as vítimas de preconceito e discriminação recebam atendimento médico e educação de baixa qualidade, tenham poucos privilégios sociais, direitos legais e achem difícil arranjar emprego.
Apesar de haver várias lutas contra isso, o preconceito e a discriminação ainda afligem a humanidade e essa triste realidade é um reflexo não só dos nossos tempos mais também da imperfeição do ser humano.
O preconceito leva as pessoas a distorcerem as coisas, entenderem errado e até desconsiderarem fatos que contrariam suas opiniões preconcebidas. Esse sentimento negativo se origina em valores familiares aparentemente inocentes, mas mal direcionados e se espalham sobre outras raças e culturas.

Roseane – 9º ano/turma 902 - CEJF

domingo, 20 de setembro de 2009

O que se passa na cabeça dos nossos pais quando os filhos querem ir para algum lugar?

Nós, filhos, às vezes achamos as nossas mães muito chatas. E por que isso?Acho que posso responder essa questão.
Quando você quer ir em algum lugar e sua mãe não deixa, mas você fica insistindo pra ela deixar e, ainda assim, ela fala não, você fica com raiva não fala mais nada...Mas, no fundo, fica com o coração na mão de tão machucado, sentindo um friozinho na barriga, sem saber se é de raiva ou tristeza só de pensar que as nossas mães não confiam em nós..
Pode até ser que elas tenham confiança, mas o medo de que aconteça alguma coisa fala mais alto. Mas como eu sempre falo: Só acontecem as coisas com a gente quando Deus quer, fora isso, creio que só quando somos realmente inconsequentes, que não é o meu caso.
Eu sei que nossas mães só querem nos proteger como os animais protegem seus filhotes, pois é o instinto materno delas. Realmente, elas sempre estão querendo saber com quem vamos e como vamos voltar, que horas vamos sair e a que horas vamos voltar.
Na minha opinião, isso é um porre! Mas, infelizmente, temos que conviver com isso, mas pior é quando ela fica comparando você com os filhos da vizinha ou de uma amiga.
Sabe de uma coisa? As vezes somos meio rudes com os nossos pais, mas eles também são!
Mas você sabe o porquê disso tudo? Porque eles só querem o nosso bem.

Ana Caroline – 9º ano/turma 902 - CEJF

domingo, 13 de setembro de 2009

Drogas

Em uma cidade em São Paulo, todos os dias em um lugar chamado Cracolândia, reúnem-se crianças, adolescentes e adultos que, talvez por algum problema familiar ou por outro qualquer entraram no mundo das drogas. Essas pessoas só saem se quiserem e se tiverem ajuda de alguém, pois sozinho é muito difícil. O crack é uma droga muito forte que acaba com a vida das pessoas muito rapidamente. As autoridades já tentaram acabar com o uso de crack nesse lugar levando essas pessoas para abrigo, pois elas precisam de uma casa de reabilitação que ofereça cuidados médicos para que eles consigam se livrar do vicio, coisa que não e fácil. Por isso, todos os que tiverem acesso a esse texto lembre-se você não consome as drogas as drogas é que consomem você.

Josiele – 9º ano/turma 902 - CEJF

Drogas não

sábado, 29 de agosto de 2009

Apresentação - Nossa proposta

Este blog foi criado para estimular a produção de textos de alunos do Colégio Estadual José Fonseca em Valença e faz parte de um projeto para promover o uso de internet em escolas públicas. Além disso, há por trás disso uma complementação das atividades de produção textual desses alunos que escolhem seus temas e enviam seus materiais ao professor para análise e posterior publicação.
A ideia é que tantos os comentários quanto textos sejam objetos de avaliação no processo de aprimoramenteo da escrita .

Profª Camilla Leite